Share |

sábado, 20 de junho de 2009

HARAJUKU


Já que estamos em pleno festival japonês 2009, aqui na cidade de Embu (das artes), por que não falar um pouquinho mais sobre a cultura deste país...costumes...principalmente, entre os teens?

Extravagância oriental

Uma viagem pelo oculto e ousado universo dos jovens de Harajuku

Com a popularização da cultura alternativa em nossas metrópoles, os emos, punks de boutique e góticos se tornaram cada vez mais numerosos nas ruas e em casas noturnas, gerando comentários de que seus estilos são exagerados, devido às espalhafatosas roupas, penteados e acessórios utilizados.
Porém, este choque cultural nacional parece pequeno para quem já ouviu falar de um outro tipo de movimento jovem, que é ainda maior, e nasceu em Harajuku - uma popular área ao redor da Estação Harajuku, do Município de Shibuya, em Tóquio, Japão.
Nesta região, todos os domingos, cerca de dois mil adolescentes se reúnem para desfilarem figurinos que parecem ter saído de histórias futurísticas, quadrinhos de mangá ou de lojas de brinquedos. Por lá, circulam diferentes tribos e estilos, que fizeram este bairro japonês ficar famoso ao redor do planeta.
Os Harajukus, como é chamado essa tribo, atraem turistas, jornalistas e fotógrafos. O seu estilo de se vestir já inspirou artistas, cineastas, cantores e estilistas dos mais diferentes países, inclusive os brasileiros.
Para entender melhor esta expressão cultural, seus termos e loucuras, aprofunde-se junto em nossa minuciosa investigação sobre estes extravagantes e divertidos orientais.
Mais imagens:
(Clique nas fotos para visitar os sites)



Nenhum comentário:

Postar um comentário