Share |

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Afinal das contas o que é twitter?


Gente!!!É o que mais tenho ouvido...Essa é a pergunta que não quer calar!!!..
E vc, sabe o que é twitter?Como usar?Pra que serve?Que coisa inútil!
Caaalma!!!Bem, convenhamos, a simplicidade da ferramenta cria quase que imediatamente essa percepção. Eu mesmo não dei muita atenção no começo. Me cadastrei e deixei de lado por um tempo.


Estive conversando com uma amiga ao tel. hoje e embora ela tenha feito o cadastro no site, não tem nem idéia e como mecher...ou pra que será útil...
Enfim...depois desta conversa, resolví colocar aqui algumas informações sobre o twitter...

Vamos lá então:

Surgido em março de 2006, trata-se de um serviço gratuíto que pode ser desfrutado por qualquer internauta, não requer convite e permite que você publique textos de até 140 caracteres no máximo. Para criar sua conta no twitter, basta clicar aqui e seguir as instruções da página. Caso você encontre alguma dificuldade, pelo fato de as instruções estarem em inglês, assista ao vídeo a seguir, do site Fazer o quê



Criada sua conta, já está pronto para responder às perguntas do site: "What are you doing?" ("O que você está fazendo").
O twitter seria como uma folha de caderno com limitações de espaço.Como você só pode escrever mensagens com até 140 caracteres, é preciso ser objetivo. Porém, como em qualquer página em branco, você tem liberdade para escrever o que lhe vier a cabeça, desde fazer breves confissões sobre o seu cotidiano, , compartilhar poemas, ou relatar, tal qual um repórter com câmera na mão, os fatos que você está testemunhando nauele momento.
Além disso, o twitter é uma maneira prática e rápida de divulgar links interessantes, manter seus amigos informados sobre o que você anda fazendo ou publicar insights que lhe vem a cabeça no determinado momento.

Sua página inicialdo twitter apresenta todas as emnsagens escreitas pelas pessoas que você escolhe seguir. Pode-se afirmar, pois, que aqui vale a máxima "Diga com que tu andas, que eu te direi quem és". Acompanhe a atualizações de quem você desejar entrando em qualquer perfil do twitter e clicando em "follow", importe os contatos da sua conta de email clicando em "Find & Follow" ou use aplicativos como o Twubble, que mostra quem são os amigos dos seus amigos, a fim de fazer novos contatos.

Outra funcionalidade bacana do twitter é a atualização em qualquer lugar que você esteja por meio de celulares e smartphones. Sua conta pode ser atualizada via Web, através do : aqui ou através de um envio via SMS. Neste caso específico, você precisará informar seu nome de usuário e senha no twitter no site sms2blog e cadastrar o número do seu celular(Com o código da sua cidade também). Você pode também configurar sua conta para receber atualizações fde seus contatos em comunicadores instantâneos como GTalk e MSN, ou no seu celular, por meio do recebimento de SMs. Basta clicar aqui para fazer as devidas modificações ao gosto do freguês.

Algumas dicas importantes para você que está chegando agora no twitter:
*Quando você quiser responder à "twittada" de alguém que citou o se nome ou enviar uma mensagem pública destinada a algum amigo específico, inicie sua postagem usando o símbolo de arroba (@) mais o nickname(apelido) do seu contato.


Use a ferramenta de busca do twitter
para descobrir todas as vezes em que seu nome ou um determinado evento ou assunto foi citado em uma postagem no twitter.


Se você achar no twitter mensagens iniciadas com o # (jogo da velha), é para utilizar na marcação de postagens ligadas a um determinado evento ou assunto recorrente nas conversações. Um exemplo: Durante um terremoto em sâo P_aulo, espontaneamente convencionou-se que todas as mensegens ligadas à ocorrência fossem "etiquetadas" com a tag #terremotosp.
Do esmo modo, twittadas referentes a eventos como Campus Party e Virada Cultural foram marcadas com as etiquetas @cparty e #virdacultural respectivamente, ajudando aos interessados a encontrarem mensagens relacionadas a um determinado acontecimento.

Tags relacionadas a abobrinhas diversas também alastram-se feito fogo na palha. Caso você se depare com mensagens iniciadas com etiquetas como #meupassadomecondena, #letrastraduzidas ou #prontofalei, não perca tempo procurando sentido nesses "twitter memes" simplesmente paerticipe e se divirta.

DM: direct message

RT: rettwit de alguma mensagem. Seguido do nome da pessoa que se copia o twitt. Ex.: RT @meninarosa: mensagem.


Vamos postar agora uma seleção pequena de links úteis:
Migre.me (reduz o número de caracteres dos links que você desejar compartilhar)

G1 e do UOL ; um ranking da twittosfera em português feito por @crisdias

Se você quiser colocar um badge (tudo o que você twitter, aparecerá no seu blog)

Quer mais privacidade e mandar mensagens que apenas aquela determinada pessoa leia? GTalk

Relevância!
Ok, a idéia é dizer o que estamos fazendo também, mas não queremos saber se você está entrando no banho ou tem dor de barriga (sério que já vi essa). Procure dizer o que está fazendo se for algo interessante e legal, inusitado. "Estou sendo abduzido por aliens" ou "fazendo um ménage com gêmeas" são bons exemplos de posts que quero ler. "Fazendo um ménage com aliens" seria um pouco demais

Quer sber o resultado da Megasena

Colocar foto no twitter
Ou este
O twit-pic é mais usado

Resumão
O Twitter é legal sim! Veja:

Inclusão social digital
Se é uma rede social, então é possivel se incluir e participar, conhecer pessoas e montar a sua própria rede de contatos. Fazer parte pelo simples objetivo de participar.


Recapitulando
Botões do twitter
(Lá em cina, na página do twitter, depois que vc fez o login)
HOME: é como sua página vai aparecer pra você...nela, você poerá visualizar não só os seus recados mas, as "twittadas" dos seus amigos tb.

PROFILE: É como seu twitter vai aparecer para as pessoas(Só aparece o que vc twittou)

FIND PEOPLE:é onde você vai procurar mais pessoas.

SETTINGS:Aqui, voê encontra modos de configurar o visual(fundo, sua foto ou avatar); mudar senha, email;

HELP :Qualquer dúvida, basta pedir um help.


SIGN OUT :Você sai

Updates - Essas são ferramentas essenciais. Escolha uma para facilitar sua vida na hora de escrever seus Updates e acompanhar o que seus seguidos estão twittando.

Aprender
Insights são excelentes fontes de aprendizado e inspiração. O Twitter permite não só absorver os insights dos outros como também compartilhar seus próprios. É a democratização dos insights.

Networking
Profissionalmente falando, quanto maior a sua rede de contatos, mais oportunidades surgem. Se o Twitter permite criar uma rede e conhecer novas pessoas, então o Twitter é um baú de oportunidades.

Valor agregado
Valor agregado também é o valor que as pessoas percebem e não necessariamente o valor que Twitter deliberadamente agrega. Ou seja, o valor está mais no que tiramos do que no que nos é oferecido. E ainda, qual o valor agregado oferecido pelo Orkut, Myspace e Second Life?

Botar a boca no mundo
As pessoas adoram bater papo e simplemente se comunicar. Simples assim.

Texto
O texto nunca vai morrer. E o Twitter permite o post mais simples, só texto, poucas palavras e nada mais.

Diversão
Apenas pelo prazer da diversão, porque não?

Behind the scenes
O Twitter é o behind the scenes de vários blogueiros. Muita coisa acontece no Twitter antes de acontecer nos blogs.

Coisas bacanas que o Twitter permite:


Conhecer pessoas novas pelo o que elas pensam e não pela suas fotos no Orkut. "Oi, gostei de você. Te add.";

Manter contato com várias pessoas sem precisar responder ou enviar um IM ou email;

Publicar idéias ou pensamentos despretenciosos sem esperar nada em troca, nem comentários;

Colocar pessoas em sua rede social sendo que o outro tenha que aprovar.

Coisas interessantes que já fiz pelo Twitter:

- Escreví poemas
- Desabafei
- "Twittei" as atualizações dos blogs
- Coloquei foto
- Troquei material sobre pedagogia profunda
- Mostrar macking-off da minha banda...música nova...
- ME atualizei, com notícias do Brasil e do mundo
- Conhecí pessoas legais
- etc..


Fontes: Fábio Seixas ; Marcos Donizeti ; assuntos relacionados ao twitter ; Interney

O twitter da Menina rosa é esse
É só nos seguir!!!
Bjinhu no ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário